Triber Newsletter

Share this post
🎯 #9 - Do Arsenal à Paqui | 5 minutos de Marketing | Triber Newsletter
triber.substack.com
5 minutos de Marketing - Triber Newsletter

🎯 #9 - Do Arsenal à Paqui | 5 minutos de Marketing | Triber Newsletter

Triber Newsletter #9 - 28 de janeiro 2022

Jan 29
2
Share this post
🎯 #9 - Do Arsenal à Paqui | 5 minutos de Marketing | Triber Newsletter
triber.substack.com

TL;DR:

  • O Arsenal muda a cor da sua camisola histórica por uma boa causa.

  • Analisamos os lados bons e maus do caso Paqui.


Arsenal deixa de ser vermelho.

No último ano, o número de adolescentes assassinados em Londres bateu records. O Arsenal, uma das equipas mais emblemáticas de Londres e de Inglaterra, quis dar destaque à problemática e tomou uma posição.

Pelas futuras estrelas do clube, a equipa que historicamente se veste de vermelho vestiu-se totalmente de branco.

Apesar de as camisolas gerarem um interesse generalizado, nunca se encontraram para venda. É uma edição limitada e foram apenas utilizadas num jogo contra o Nottingham Forest. As camisolas foram doadas a 10 organizações que trabalham contra a violência na juventude dentro da comunidade londrina.

arsenal
A post shared by Arsenal Official (@arsenal)

Mais do que um gesto bonito, esta foi uma forma de chamar a atenção de milhões de adeptos para um problema real. Como a própria equipa explica, “It's time to make a real change, through real action”. Algo que os próprios fãs da equipa adoraram.

🎯 A sua marca tem uma proposta de valor funcional, caso contrário provavelmente já não existia. Mas será que também tem propostas de valor emocional e social? De que forma é que ela inspira alguém e contribui para a sociedade? As marcas mais fortes têm pelo menos estas três vertentes e, no caso do Arsenal, a campanha partiu de um problema numa comunidade que lhe é próxima para construir uma marca muito mais forte ao mesmo tempo que causa um impacto positivo na sociedade.

🎯 Consegue fazer muito com o pouco que tem? Nem sempre é preciso um grande esforço financeiro para ajudar uma causa. No caso do Arsenal foi só mudar a cor das suas camisolas para chamar a atenção de milhões - e, mais que isso, despertar uma sensação de orgulho e de que são “mais que um clube”.

🎯 Fazer o bem, ou tirar proveito financeiro disso? A nosso ver, o que torna a campanha mais especial é o facto de as camisolas não terem ficado disponíveis para venda. Isso fez com que o que poderia ser confundido como uma campanha de marketing hipócrita, fosse recebida como um desejo genuíno de ajudar alguém.


One Chip Challenge.

A internet adora challenges. Quanto mais difíceis e mais dolorosos, melhor. Desde o Ice Bucket Challenge ao Cinnamon Challenge, as pessoas gostam de se por à prova, de gravar a sua tentativa e de a partilhar com milhões.

Sabe o que seria melhor do que a sua marca entrar num destes challenges?

Criar um challenge próprio.

A Paqui é uma marca que se define como sendo “Chips with real peppers and real heat. 🔥🔥🔥”. A forma que arranjou de se tornar viral foi através do One Chip Challenge, em que a marca nos desafia a comer uma e uma só batata.

Se pesquisar no youtube irá encontrar dezenas de compilações de pessoas a tentarem passar pelo One Chip Challenge, até em Portugal. Isto, para além das 475 milhões de visualizações que o hashtag tem no TikTok.

Mais do que fazer com que as pessoas partilhem os seus desafios, a própria marca orgulha-se de causar tamanho sofrimento aos fãs. Ao ponto de partilhar imagens como estas:

paquichips
A post shared by Paqui = Real Heat (@paquichips)
paquichips
A post shared by Paqui = Real Heat (@paquichips)

Até aqui, este parecia ser um caso de sucesso. Um exemplo de como uma marca consegue ganhar notoriedade a nível global e posicionar-se como a marca de batatas mais picante do mercado - tudo só com um produto especial e um desafio associado.

O problema surgiu quando vários estudantes de uma escola secundária da Califórnia foram hospitalizados após participarem no desafio. Desde sérias dificuldades em respirar a vómitos, parece que a marca tem sido posta em causa pelos pais e pelas escolas.

A Paqui não falou publicamente em relação a estes casos.

🎯 Pense nas aplicações que o seu target tem no telemóvel. Neste caso, a marca aproveitou a utilização crescente do TikTok para desafiar as pessoas a partilharem vídeos curtos.

🎯 Pense no que o seu target já gosta de fazer. A Paqui limitou-se a pegar em algo que as pessoas já gostam de fazer - completar desafios e partilhá-los na internet.

🎯 Pense como a mecânica reforça o seu posicionamento. Além da notoriedade que a marca ganhou, também se posicionou como as batatas mais picantes do mercado.

🎯 Pense nos perigos associados à sua campanha. Quando envolvemos tanto a comunidade, a campanha foge ao controlo da marca. Para se fazer um desafio destes, importa pensar em como o fazer explodir… mas convém pesar os riscos, também.


Novidades Rápidas

  • Ouviu falar dos 3 grandes concertos no Metaverse? Pois… Ninguém ouviu, porque foram um flop.

  • Já chegaram as primeiras fotos analógicas digitais.

  • Australian Open lança os seus próprios NFTs.

  • Pousadas da Juventude abrem programa para embaixadores wild.

  • Babyshark torna-se o primeiro vídeo de sempre a chegar às 10 biliões de visualizações no Youtube.

  • Descubra os IPO’s mais esperados de 2022.

  • Já é possível tirar um curso superior para ser influencer.

  • A Emirates did it again.


Universo Triber

Em janeiro:

  • Lançámos a nossa 📚 Entrevista ao Renato Sousa Antunes, Head of Marketing & International Markets da Paladin.

  • Vimos vários clientes a ganharem prémios de referência nas suas áreas. Parabéns a todos e obrigado por nos permitirem vibrar com os vossos sucessos.

  • Começámos projetos com vários novos clientes com quem, estamos certos, vamos viver muitas alegrias… e que anunciaremos em breve.

  • Demos uma formação gratuita à Junitec sobre copywriting, como parte da nossa política de partilhar conhecimento com os estudantes.

  • Continuámos com o programa Embaixadores Triber, onde tivemos sessões semanais de novidades do setor com temas que foram do TikTok ao Metaverse, do Branding Pessoal aos NFTs.

  • E tivemos muuuito trabalho para os nossos clientes. Alguns exemplos da sua face mais visível dele estão aqui:

frutol_zero
A post shared by Frutol Zero (@frutol_zero)
norauto_portugal
A post shared by Norauto Portugal (@norauto_portugal)
staples.portugal
A post shared by Staples Portugal (@staples.portugal)
frutorra_
A post shared by Frutorra (@frutorra_)
alvesbandeiratyres
A post shared by AB_Tyres (@alvesbandeiratyres)
Share this post
🎯 #9 - Do Arsenal à Paqui | 5 minutos de Marketing | Triber Newsletter
triber.substack.com
Comments

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Triber Agency
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing