🎯 #44 Até que a morte nos separe. Ou não! | 5 minutos de Marketing | Triber Newsletter
Triber Newsletter #44 - 6 de março de 2025
TL;DR:
A mascote da Duolingo morreu. Mas rapidamente regressou à vida.
Na Triber, lançámos uma campanha, estivemos ocupados a angariar mais clientes e ainda demos uma palestra no Be Insight.
O Marketing viral da Duolingo matou-nos! (não literalmente)
Quando o assunto é campanhas de marketing criativas e virais, a Duolingo sabe bem como fazê-lo.
Em fevereiro de 2025, a famosa app de aprendizagem de línguas levou a sua irreverência a um novo patamar ao "matar" a sua mascote, a coruja Duo. Esta campanha inesperada e bem-humorada conquistou milhões de utilizadores e provou que a Duolingo domina a arte de misturar educação, entretenimento e buzz nas redes sociais.
A ideia por trás da campanha era simples e hilariante: a Duo "morreu". Muito possivelmente por ter de esperar demasiado tempo para que os utilizadores fizessem as suas lições diárias. O anúncio da sua morte foi feito através das redes sociais e e-mails, acompanhado por um testamento fictício e bastante cómico.
Na app, os utilizadores foram presenteados com cinquenta Lingots (se vissem um anúncio, claro) e puderam votar no traje da Duo para o seu próprio funeral. Com esta mistura de humor, interação e gamificação, a campanha prendeu a atenção de todos.
A Duolingo espalhou a campanha pelas principais plataformas, incluindo X (antigo Twitter), Instagram e TikTok. Claro que marcas e figuras públicas se juntaram à festa:
A Netflix criou um vídeo-paródia onde a Duo enfrenta um final digno de "Squid Game".
A Organização Mundial da Saúde (OMS) entrou na brincadeira ao esclarecer que a causa da morte da Duo não foi varíola, visto que a doença foi erradicada em 1980.
E a Dua Lipa não perdeu a oportunidade de fazer um trocadilho, escrevendo "Til' death duo part 💔".
Estas colaborações ajudaram a amplificar a campanha e torná-la ainda mais icónica.
Mas qual o impacto desta campanha?
Frenesim nas Redes Sociais – A campanha gerou milhões de interações, memes e comentários, com a hashtag #ripduo a ser usada mais de 45.000 vezes.
Aumento de Notoriedade – Até quem nunca usou a Duolingo ficou a saber do que se passava, o que levou a um aumento no número de downloads da app.
Interação dos Utilizadores – A possibilidade de votar na roupa do Duo e participar no evento fortaleceu o envolvimento da comunidade.
Gamificação & Retenção – A oferta de Lingots como recompensa incentivou os utilizadores a retomarem as suas lições e a manterem as suas sequências de estudo.
Mas, como qualquer boa novela, a história não terminou no funeral.
Dias depois, a Duolingo anunciou que Duo havia "ressuscitado", regressando triunfantemente para continuar a sua missão de lembrar (ou assombrar) os utilizadores para não falharem as suas lições. O regresso foi acompanhado por animações, novos desafios na app e, claro, mais interações humorísticas nas redes sociais, inclusive com um pack criado especialmente para a ocasião.
Esta reviravolta reforçou o impacto da campanha, garantindo que a Duolingo se mantivesse no centro da conversa digital durante ainda mais tempo.
Mas nada melhor do que ouvir pela própria, o que aconteceu de verdade!
Enable 3rd party cookies or use another browser
Principais lições a retirar desta campanha?
A campanha "A Morte do Duo" mostrou como a Duolingo domina o marketing moderno, combinando humor, redes sociais e gamificação para atrair e reter utilizadores. Apesar do funeral da mascote, a notoriedade da marca e o envolvimento dos utilizadores ressuscitaram mais fortes do que nunca!
🎯 O Humor Funciona – Uma abordagem divertida e inesperada torna a campanha partilhável e memorável.
🎯 Interação é a Chave – Dar aos utilizadores um papel na campanha cria um maior envolvimento e compromisso.
🎯 Colaborações de Peso – Ter grandes marcas e figuras públicas a participar dá credibilidade e aumenta o alcance.
🎯 Uma Boa História Gera Viralidade – Narrativas ousadas e cativantes captam a atenção do público e geram conversa.
🎯 Continuidade Mantém o Interesse – A ressurreição do Duo mostrou que prolongar uma campanha com novos desenvolvimentos mantém a atenção do público por mais tempo.
Novidades Rápidas
McDonald’s Espanha faz algo tão raro como o evento astronómico que aconteceu a 28 de fevereiro.
Um símbolo cultural do Chile, as coroas de flores, transformaram-se na redução de acidentes rodoviários.
Com a Oatly qualquer café é “fancy”. Mesmo!
Instagram está prestes a lançar o Instagram Edits, que para além de permitir a edição de vídeo servirá para testar novas funcionalidades da plataforma.
Universo Triber
Está nas ruas a campanha que fizemos com a Inês Aires Pereira para a MaxFinance.
Ganhámos um cliente que nos especialmente felizes pela missão que cumprem, o Tumo. Podes saber mais sobre esta colaboração aqui. Obrigado pela confiança, Tumo Portugal!
Apoiámos o Be Insight, oferecendo os nossos serviços de marketing de performance, e para além de lá estarmos a aprender sobre o que se faz de melhor no marketing em Portugal, também fomos mentores e até demos uma palestra sobre a Triber.
E como é hábito, deixamo-vos o lado mais visível do nosso trabalho no último mês: