🎯 #46 Uma birra viral num aeroporto e uma coçadela marota. Não estão relacionadas! | 5 minutos de Marketing | Triber Newsletter
Triber Newsletter #46 - 4 de junho de 2025
TL;DR:
Quando uma birra por um chocolate no aeroporto se torna viral, #TantrumGirl;
A Lynx (Axe) faz-nos querer coçar e cheirar.
Quando uma mãe se esquece de trazer chocolate, o drama torna-se viral
O que acontece quando juntamos um ritual das viagens, uma birra viral e um conhecido chocolate triangular? A campanha #TantrumGirl da Toblerone!
Tudo começou com um vídeo em que vemos uma criança a fazer uma birra monumental no meio de um aeroporto em Londres. A criança berra, chora, vive o fim do mundo, tudo porque a mãe se esqueceu de lhe comprar Toblerone na viagem da qual regressou.
O que as pessoas não sabiam é que isto era uma campanha de marketing, gravada de forma discreta, o que a tornou viral pela “naturalidade” de toda a situação.
Com isto, várias foram as pessoas que acabaram por partilhar o momento nas redes sociais. Foi algo tão insólito e caricato, que era impossível ficar indiferente:
A verdade é que, no meio de tanto caos e de risinhos com sentimento de culpa, conseguimos ver aqui uma grande verdade estratégica: o chocolate Toblerone não é apenas um chocolate, é um ritual de chegada. É dizer aos outros que gostamos deles. E o que a Toblerone nos vendeu com esta campanha não foi o chocolate. Foi este laço emocional. O medo de nos esquecermos de trazer Toblerone do aeroporto.
O que aprendemos com esta campanha?
🎯 Os rituais são o Euromilhões do marketing. Se o nosso produto estiver associado a um comportamento (como comprar chocolate no Duty Free de um aeroporto), devemos garantir que isso nunca se perde.
🎯 A emoção é melhor do que as vendas agressivas. Esta campanha resultou porque pareceu um episódio da vida real, não um anúncio.
🎯 Usar a ausência do produto como o cerne da narrativa. Por vezes, mostrar o que acontece quando não temos o produto pode ser ainda mais poderoso do que quando o temos.
🎯 Não subestimar uma boa birra. Ainda que não sejamos necessariamente fãs, o facto de ser algo relacionável gera mais interação, especialmente quando é divertido e dolorosamente real.
Coça e cheira… Os billboards da Lynx!
Normalmente a publicidade OOH costuma ser muito pragmática: estática, visual e intocável. Mas a Lynx (Axe em Portugal), decidiu mudar essa premissa e desafiou as pessoas a… coçar e cheirar os seus anúncios.
Uma campanha sem códigos QR, sem websites ou realidade aumentada. Só um billboard, os narizes dos transeuntes curiosos e um copy bem simples e direto “Scratch and sniff” (coça e cheira).
Uma campanha que resultou não só pela novidade que trouxe, com o billboard com cheiro, mas acima de tudo porque quebrou a regra não escrita do OOH: olha, mas não toques.
(O facto de uma pessoa estar a coçar e cheirar numa zona tão… íntima? Isso é a cereja no topo do bolo!)
Esta campanha acabou por nos mostrar, muito simplesmente, o ADN da Lynx no seu melhor: arrojada, atrevida e 100% comprometida com o bom cheiro.
O que aprendemos com esta campanha?
🎯 Às vezes é melhor deixar as pessoas experimentar. Um aroma pode comunicar mais em 2 segundos do que um título pode em 12.
🎯 A interatividade nos meios OOH ainda é rara e, por isso, poderosa. Fazer com que as pessoas interajam com a publicidade cria uma ligação emocional muito maior à marca.
🎯 As surpresas analógicas batem a fadiga digital. Num mundo de ecrãs, coçar um painel é um acto de rebeldia.
🎯 O marketing sensorial não está apenas reservado para o retalho. Quando é bem feito, até um billboard pode funcionar como uma demonstração de um produto.
Novidades Rápidas
A fotógrafa mãe aparece nas thirst traps? A inteligência artificial da Apple ajuda!
Oura, a conhecida marca de anéis de fitness, mostra o dedo às crenças ultrapassadas sobre o envelhecimento.
Podemos estar a ver as coisas de uma forma errada: o autismo não é uma série de estereótipos!
Em abril assinalou-se o 21º Equal Pay Day, com uma campanha que nos faz rir, para não chorar.
Universo Triber
Pela Triber, continuamos a crescer: em equipa, em responsabilidade, em diversidade de projetos e em clientes.
Ganhámos o concurso para a Unicre, a REDUNIQ e o Unibanco, que são os últimos novos clientes a serem anunciados.
Pelo meio, não nos esquecemos que a cabeça só funciona se lhe dermos tempo e espaço para respirar. Por isso, desta vez, fomos todos até Madrid, onde aproveitámos para mais umas histórias divertidas em equipa (não foi, Rodrigo?) e para nos inspirarmos para o que aí vem.
Na área criativa, lançámos mais uma fase da campanha da Maxfinance, com a Inês Aires Pereira; lançámos a primeira campanha multimeios e estivemos no evento de inauguração da nova praça central do Lagoas Park; desenvolvemos a nova campanha do TUMO Portugal; desenvolvemos todos os materiais de comunicação online, OOH e para o evento Praxis Beer Fest, que será em Coimbra nos próximos dias 13, 14 e 15 de junho; tudo isto, entre outras novidades importantes, que ainda não foram anunciadas.
Na área digital, continuamos o trabalho de meter os nossos clientes nas bocas do mundo, e mostramos o lado mais visível desse trabalho: